Pages

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Liturgia do Dia

Dia: 28/01/2010

Primeira Leitura: 2º Samuel 7, 18-19.24-29

SANTOS TOMÁS DE AQUINO PRESBÍTERO E DOUTOR
(branco, pref. comum ou dos pastores - ofício da memória)

Leitura do segundo livro de Samuel - Naqueles dias, 18O rei Davi veio apresentar-se ao Senhor e disse-lhe: Quem sou eu, Senhor Javé, e quem é a minha família, para que me tenhais trazido até aqui? 19E como se isso parecesse pouco aos vossos olhos, Senhor Javé, fizestes promessas à casa de vosso servo, para tempos futuros! Acaso isso é normal para o homem, Senhor Javé? 24Estabelecestes solidamente o vosso povo de Israel, para ser eternamente o vosso povo, e vós vos tornastes o seu Deus, ó Senhor. 25E agora, Senhor Deus, cumpri para sempre a promessa que fizestes a respeito do vosso servo e da sua casa, e fazei como dissestes. 26Então será para sempre exaltado o vosso nome, e dirão: o Senhor dos exércitos é o Deus de Israel. E permaneça estável diante do vós a casa de vosso servo Davi. 27Porque vós mesmo, ó Senhor dos exércitos, fizestes ao vosso servo esta revelação: eu te construirei uma casa. Por isso o vosso servo atreveu-se a dirigir-vos esta prece. 28Agora, ó Senhor Javé, vós sois Deus, e vossas palavras são a mesma verdade. Pois que prometestes ao vosso servo esta graça, 29abençoai desde agora a sua casa, para que ela subsista para sempre diante de vós; porque sois vós, Senhor Javé, que falastes, e graças à vossa bênção a casa de vosso servo será abençoada para sempre. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(131)

REFRÃO: O Senhor vai dar-lhe o trono / de seu pai, o rei Davi.

1. Lembrai-vos de Davi e de sua grande piedade, como ele fez ao Senhor este juramento, e este voto ao Poderoso de Jacó: - R.

2. não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, até que encontre uma residência para o Senhor, uma morada ao Poderoso de Jacó. - R.

3. O Senhor fez a Davi um juramento, de que não há de se retratar: Colocarei em teu trono um descendente de tua raça. Se teus filhos guardarem minha aliança e os preceitos que eu lhes hei de ensinar, também os descendentes deles, para sempre, sentar-se-ão em teu trono. - R.

4. Porque o Senhor escolheu Sião, ele a preferiu para sua morada. É aqui para sempre o lugar de meu repouso, é aqui que habitarei porque o escolhi. - R.



Evangelho: Marcos 4, 21-25

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - 21Dizia-lhes ainda: Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro? 22Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça. 24Ele prosseguiu: Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. 25Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem. - Palavra da salvação.